Com Ogum Xoroquê, aonde Ele estiver
Viver feliz é uma arte, a arte de bem viver, de aproveitar, de ser
intenso, de acreditar, de ter fé, de superar, de valorizar, en fim, de
estar de bem contigo e com tudo que te cerca. Não deixar as influências
internas e externas invadirem tua vida, impedindo de viver de aproveitar
sua vida. Saber enfrentar os problemas de frente e deles tirar lições e
destas lições crescer, acreditar no teu poten…cial de resolução e de
luta, assim será o caminho da vitória. Se perderes as forças, ficar
triste, balançar em sua fé, voce ficará fraco com sua imunidade baixa e
deixará de ver o mundo com outros olhos, ficará doente material e
espiritualmente, busque ACREDITAR em você, no seu Orixá. Tenha fé que
nada é para sempre – tanto as coisas boas como as ruins, por isso
devemos sempre estar construindo. AGORA, SE ESTIVER FELIZ, CONFIANTE
AGRADEÇA, AGRADEÇA MUITO, PORQUE VOCE É FILHO DE ORIXÁ E ESTÁ SENDO
ABENÇOADO E SEMPRE SERÁ EM NOME DO MEU PAI OGUM EXU XOROQUÊ & SUA
SETES FALANGES DO ESPAÇO, NO AXÉ DESSE VENCEDOR DE DEMANDAS! SENHOR
ORIXÁ DE GANGA MAIOR, REI DO OURO & DA MAGIA, SENHOR DAS NOBREZAS
& DAS FARTURAS! SENHOR GENERAL! FEITICEIRO E JUSTICEIRO!
Motumba Pai, muito lindo, laroiê kobá mojubá seu Xorokê, salve Ogum Xorokê, muito axé para seus filhos!!!!!!
ÒGÚN pèlé o. ÒGÚN, alákáyé, osìn ímolè. ÒGÚN alada
méji. O fi òkan ye oko. O fi òkan ye ona. Ojó ÒGÚN ntókè bò. Aso iná ló
mu bora, ewu ejè lówò. ÒGÚN edun olú irin. Awònye òrìsà tií bura re sán
wònyìnwònyìn. ÒGÚN ONIRE alagbara. A mu wodò, ÒGÚN si la omi logboogba.
ÒGÚN lo ni aja oun ni a pa aja fun. Onílí ikú, olódèdè màríwò. ÒGÚN
olónà ola. ÒGÚN a gbeni ju oko riro lo, ÒGÚN gbeni o. Bi o se gbe
Akinoro.
ÓNI IJÁ ÓNI IJÁ ÓNU IJÁÓ,ÓNI IJÁ,ÁGÓ,AGÓ MEJEÉE´,MEJE
O´JE´RIM E JOJO A I ERU,O ONI IJA,ONI IRE,OONI IJA O,O GOGORO ARA OUN,WA
GBELE GBI ALAAKORO A YIN SIN,AYIN SIM IMOLE. PATAKURI OGUM
Bi omodê, bá da ilé, ki o má se dá Ogumexubaráxoroquê Osô – Arô – Okê!!!!!!
Ójó Iségún (terça feira ) MOFÉ LONÃ AYÓ ( EU QUERO CAMINHOS DE
FELICIDADE DADOS E TRAÇADOS POR ÓGÚN ,torí ogún ka[a pé ( por isto ogun
clamou ) CÓBRA NASCEU PARA SE RASTEJAR POR FALTA DE FIDELIDADE A SI
PRÓPRIA ,contra a maldade e contra um bóte inesperado da vida ,de
traições seja de um irmão ou seja de um amigo OGÚN ESTÁ NO MUNDO COMO
ANTIDOTO COMO E TANBEM COMO A SOLUÇÃO ENTRE A GUERRE ENTRE O BEM E O MAL
,OGUN SEMPRE VENCE NO FINAL ASISÉ ATÁKI PATAKÍI ÓGÚN !!!
Os guerreiros olham nos olhos do futuro, sem medo, sem arrogância
mas com a confiança de quem está pronto para o combate! Grandeza é
visão, ser grande é poder, caráter é poder! O que se fáz na vida se ecoa
por toda a eternidade… guerreiros são guerreiros! Orgulho de ser um
guerreiro vencedor que não abriu mão dos seus valores fundamentais!
Quem sou eu…
Orixá meji, o que significa metade - metade, que é a junção de duas
personalidades: à direita, Ogum; e à esquerda: Exu. E essas funções são
divididas em 24 horas das quais nas 12 horas do dia, atuante mais para
Ogum, e as outras 12 (parte noturna), mais referentes à Exu.
Um orixá africano, oriundo da Nigéria (Africa Ocidental). Minha
origem é de Ilé Ifé, cidade sagrada dos yorubás. meu pai é Oranian,
fundador místico dessa cidade. Fui caçador, minha origem é milenar
anterior ao cristianismo.
Tornei-me redentor da cidade de Irê, tornando-me o Oni de irê. Os
Oguns são sete, eu sou o primeiro de uma linhagem nobre, o mais valente,
o mais velho, perigoso e mais sanguinário do que os outros.
Jamais devo ser invocado em vão, estou presente em tudo, logo que
invocado, imediatamente me apresento. Sou responsável por acidentes com
derramamento de sangue. E é sempre necessário cultuar-me e só chamar em
caso de oferendas à mim,obrigações, contra demandas, ou extrema
necessidade de socorro à algum perigo eminente.
Sendo Ogumexubaráxoroquê que daí se explica uma personalidade
terrível da qual possuo de grande justiceiro e justiceiro(com as
próprias mãos), o que diferencia minha justiça feita a de Xangô, que é
pela a lei, sou o juiz que executa ,e Xangô, o juiz do poder judiciário,
o qual setencia.
Ogum Xoroquê, meu Senhor das estradas
OGUM XOROQUÊ OU SOROKÊ BARAVAGÃN: Apenas um apelido, pois a
palavra significa em português aquele que fala mais alto, soro = falar,
ke = mais alto, portanto qualquer orixá pode ser Soroke. Ogúm Soroke ou
Xoroquê aqui no Brasil surgiu na realidade da necessidade de um
sacerdote que então ele juntou Esú, Oxalá e o próprio Ogum cultuavam
Ogúm em um pé de árvore chamado Obogúta uma árvore imensa de tronco
grande parecido com a gameleira enfrente a sua casa de axé. Ele plantou
essa árvore louvando a essência de Ogún e ali colocou alguns alkidares,
pois na África se cultua assim em pé de árvore e ele queria fazer o
mesmo. Mas eis que as pessoas iam ao pé desta árvore namorar enfim por
ser uma árvore muito grande. Então ele juntou ao plantado que era Ogún
uma serie de coisas então colocou um pote grande colocou tridente
colocou um pano vermelho e preto e outro branco matou um galo e colocou
pendurado nos ferros quando as pessoas viam aquilo tudo corria. Um dia
um outro sacerdote perguntou a ele porque tudo aquilo ai ele disse
assim: Ogúm xoro-kê o que significa ogúm-xóró-kê Ogúm falou mais alto na
verdade está é uma lenda que se originou ao orixá Ogum xoroquê no
Brasil por tanto lendas não existe. Então o que seria a ajunção do
vermelho preto e o branco? Seria Esú Oxalá, e Ogúm na verdade o nome
deste orixá verdadeiramente falando é Baráguiàn, Oní Baráguiãn Oni (Ogún
nome verdadeiro de Ogum) Bará (diríamos que seria o espírito de vida)
Guiãm (vindo dos céus). Dentro de Itãns (rezas) Baráguiãn tornou
Baráguiãn porque usou de irá, mas ao mesmo tempo se arrependeu se temos e
nossas vidas essas coisas de ficarmos muito bravos e depois nos
arrependermos é trazido desta essência de Baráguiãn ele se revoltou com
algumas coisas na criação no Universo e depois se arrependeu. Baráguiãn
entrou no subsolo da terra extraindo de uma irá, mas ao se deparar com
Oxalá ele se curvou e se arrependeu. Em Olodumare deixou em Baráguiãn o
destino diga filho de Olodumares das pessoas no Mundo dentro disso as
pessoas confunde-se que ele seja um Exu. Mas não é ele é um Oxalá, mas
se fez vingativo, mas ao mesmo tempo benevolente e sábio em suas ações.
Baráguiãn anda muito até que se arrependa de seus atos, mas se bem
cuidado ele traz a mesma paz que Oxalá. Herança de Olodumare Irá de Esú
porque desceu nos sete infernos abaixo da terra e a guerra onde travou
sua primeira irá com o orixá Ogum. Vejam quantos nomes tem esse orixá,
Oxaguiãn, Baráguiãn, Baravagãn, e o xoroquê Oxaguiãn a palavra é Oxá
(sábio, feiticeiro) Guiàn dos céus Bará (nome próprio) Guiãn dos céus
Baravagãn (Bará nome contrário, mas próprio) Vágãn (caminhar) que vem do
sentido o que vaga o que caminha nas estradas da vida. Juntando todos
encontraremos um só Orixá.
” No Brasil, o Senhor Xoroquê, como a entidade é respeitosamente
chamada por seus fiéis, apresenta-se alternadamente sob duas formas:
durante seis meses do ano, é um Ogum, durante os outros seis meses, é um
Exú. Porém estes seis meses não são exatamente o primeiro ou segundo
semestre e sim dias alternados. Ou seja, o filho de Ogum Shoroke sente
em seu organismo quando Exú esta aflorado ou o Ogum. Somente o filho
deste Órixa sabe desta mudança. Um dos motivos dos filhos deste órixa
serem considerados irresponsáveis, pois ninguém nunca sabe o que ele vai
fazer, estão pensando são muito imprevisíveis, nem eles sabem qual vai
ser a atitude diante de uma situação. Por isso as pessoas tem que ter
muita paciência com os filhos de OGUM SHOROKE. Os Zeladores de Santo
quando tem um filho deste Órixa sabe que este filho será aquele que
sempre ele pode contar e sempre sabe que de vêz em quando some do
“BARRACÃO”, mas sempre volta. Os Zeladores já estão tão acostumado com
as atitudes destes filhos que os outros Yaôs do “barracão” acham que
estes filhos são os protegidos. Mas não. É que Ogum Shoroke esta sempre a
flor da pele e os filhos agem de forma muito parecida do Órixa.
Resumindo, os filhos de OGUM SHOROKE são problemáticos. Porém quando
OGUM SHOROKE “quizila” com um filho dele. É muito díficil conseguir
“agô”. Este filho apanha por um perído de SETE ANOS, QUATORZE e VINTE UM
ANOS. Portanto todo o cuidado é pouco. Os filhos de Ogum Shoroke quando
apanham de seu pai, apanham de uma forma muito rude em relação aos
outros Órixas. OGUM SHOROKE só atende aos pedidos feitos pora YEMANJA ou
XAPANAN. Por tanto se você é “ catulado” para este Órixa, tome muito
cuidado. Não vacile pois ele te dá quase tudo e toma de você inclusive
aquilo que ele não te deu. Os filhos de OGUM SHOROKE consegue tudo com
muita facilidade, isto quando esta em dia com seu Órixa. Consegue coisas
impossíveis que ele nunca imaginou conseguir, coisas materiais e
espirituais. Porém tem estar em dia com todas as “obrigações”
relacionado ao Órixa. “
TRADICIONALMENTE, PARA O POVO YORÙBÁ, ÒGÚN É SIMPLESMENTE ÒGÚN. NÃO
HÁ QUALIDADE PARA ÒRÌSÀ. UM ÒRÌSÀ PODE RECEBER VÁRIOS TÍTULOS, EM
DECORRÊNCIA DE SEUS FEITOS, OU COM AQUILO COM QUE ELE POSSA EST,AR
RELACIONADO. PARA O CASO DE ÒGÚN ELE PODE RECEBER VÁRIOS TÍTULOS COMO:
ONÍRÉ (SENHOR DA CIDADE DE IRÉ), OLÓÒBE ( SENHOR DA FACA), ALÁÀDA MÉJÌ
(SENHOR DAS DUAS ESPADAS – FACÕES), ALÁÀGBÈDÈ (SENHOR DA FORJA), E
MUITOS OUTROS, MAS ELE NUNCA DEIXA DE SER U,M ÚNICO ÒGÚN, SEMPRE COM O
MESMO CARÁTER. SEMPRE O ELEMENTO IRIN (FERRO – MINERAL) DA NATUREZA,
PORTANTO DE ÀSE DÚDÚ. ESTE HÁBITO ESTÁ NA CULTURA YORÙBÁ, QUE DÁ VÁRIOS
TÍTULOS PARA UMA MESMA PESSOAS, POIS NESTA CULTURA AS PESSOAS NÃO GOSTAM
DE REVELAR SEU,S VERDADEIROS NOMES, POIS CRÊEM QUE, EM POSSE DO
VERDADEIRO NOME DE UMA PESSOA, PODEREMOS TER DOMÍNIO SOBRE ELA. ASSIM,
EM UMA FAMÍLIA YORÙBÁ, PODEREMOS ENCONTRAR UMA SÓ PESSOA COM MAIS DE DEZ
TÍTULOS. UM DADO PELO AVÔ, OUTRO PELA AVÓ, OUTRO PELA MÃE, E A,SSIM POR
DIANTE. SENDO QUE, O VERDADEIRO NOME DESTA PESSOA, SÓ OS DE EXTREMA
CONFIANÇA SABERÃO.
OGUM XOROQUÊ É UMA CRIAÇÃO DOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS DO CANDOMBLÉ
(JEJE-DAOMETANO MESCLADO AO NÀGÓ -YORÙBÁ ) E UMBANDA. NÃO É DE RAIZ
PURAMENTE YORÙBÁ. (NO,TE A GRAFIA OGUM XOROQUÊ) NO IDIOMA YORÙBÁ NÃO
EXISTEM AS LETRAS ” X E Q ” , MAS COM O ” SOM ” DELAS TEMOS O ” S ” E O ”
K ” . MUITAS ÌTÒN (LENDAS) YORÙBÁ DE ÒGÚN CONTAM REALIZAÇÕES E FEITOS
QUE ESTA DIVINDADE EXERCEU NO ALTO DE MONTANHAS. DAÍ O TÍTULO SO,RÓKÈ.
TENHO A EXPLICAR : SE = FAZER, AGIR + ORÒ = COSTUME, HÁBITO + ÒKÈ =
MONTE, MONTANHA, COLINA, TOPO, LUGAR ALTO. TEREMOS SORÓKÈ = “ACOSTUMADO A
AGIR NA MONTANHA”. COMO TAMBÉM PODE SIGNIFICAR “PESSOA QUE ESTÁ EM UM
LUGAR ALTO” UM TÍTULO PARA O MESMO ÒG,ÚN DE SEMPRE, UM GRANDE ODE QUE
GOSTARIA DE RECEBER SUAS OFERENDAS NO TOPO DA MONTANHA.
PORÉM, OS CULTOS AFRO-BRASILEIROS, FIZERAM DE OGUM XOROQUÊ UMA OUTRA
DIVINDADE ” MEIO OGUM MEIO EXÚ “, TRATADO COMO UMA DAS MUITAS DIVINDADES
“META-META”, TENDO ESTE,TERMO O SIGNIFICADO DE “METADE-METADE”. EM
YORÙBÁ “MÉTA-MÉTA” QUER DIZER “DE TRÊS EM TRÊS” POIS “MÉTA” É O NUMERO
TRÊS. À XOROQUÊ É DADO ENORME VALOR, VISTO O POTENCIAL DE REALIZAÇÃO QUE
EXÚ E OGUM POSSUEM NESTES CULTOS E, ESTE POTENCIAL, DAS DUAS
DIVINDA,DES, ESTARIAM SOMADOS NESTA “QUALIDADE” DE OGUM, O XOROQUÊ. UM
GRANDE POTENCIAL DE REALIZAÇÃO PARA AS OFERENDAS, UM POTENCIAL MUITO
GRANDE PARA “QUEBRAR DEMANDAS”, UM PODER DE VINGANÇA ENORME, E MUITOS
OUTROS VALORES A MAIS, TUDO ISSO ESTARIA ONDE O FILHO, DE XOROQUÊ
COLOCASSE SUAS MÃOS. PORTANTO, ESTA CRENÇA FAZ COM QUE TODOS VENHAM A
DESEJAR TER UM FILHO DE XOROQUÊ EM SUAS CASA DE SANTO. MAS, PORQUE ÈSÙ
TEM SEU PRÓPRIO CARÁTER, E ÒGÚN O DELE, HÁ DIVINDADE QUE SOME DUAS
PERSONALIDADES. OU SEJA, ÈSÙ É DO ELEMENTO INÓN (FOGO) DE ÀSE PUPA, MAS
SÓ ELE PODE SOMAR OS TRÊS ÀSE – FUNFUN, DÚDÚ, PUPA – OUTRA DIVINDADE NÃO
PODE SOMAR ÀSE, OU TER MAIS QUE UM. OBSERVE A IMPORTÂNCIA DE ÈSÙ.
- SÓRÒKÈ -
É um Òrìsá das terras GEGE, um tipo muito perigoso. Dizem que foi amaldiçoado por seu pai e sua mãe.
Conta a lenda que um vulcão entrou em erupção e SOROKÈ pulou de dentro dêle, em forma de fogo.
É o senhor da noite, vive nos cantos das encruzilhadas, castigando os
que por ali passam e profanam as oferendas ali colocadas. É o Òrìsá da
vingança, pois seu temperamento é muito forte.
Tem que ser feito no domínio do pai, VILA MAVUMBE, e ambos no domínio
da mãe, APANDÁ. Faz-se o ÈSÙ, escravisado por ÒGÚN, tendo que assentar
ÒSUN. Não pode ser feito dentro do barracão. Tudo é duplo, até o QUELÊ.
São dois assentamentos, um de ÈSÙ, sem massa e outro de ÒGÚN, com massa,
sôbre o ÈSÙ. Dança-se para ÈSÙ, ÒGÚN e ÒSUN.
ORÍKÌ
ÒGÚN pèlé o. ÒGÚN, alákáyé, osìn ímolè. ÒGÚN alada méji. O fi òkan ye
oko. O fi òkan ye ona. Ojó ÒGÚN ntókè bò. Aso iná ló mu bora, ewu ejè
lówò. ÒGÚN edun olú irin. Awònye òrìsà tií bura re sán wònyìnwònyìn.
ÒGÚN ONIRE alagbara. A mu wodò, ÒGÚN si la omi logboogba. ÒGÚN lo ni aja
oun ni a pa aja fun. Onílí ikú, olódèdè màríwò. ÒGÚN olónà ola. ÒGÚN a
gbeni ju oko riro lo, ÒGÚN gbeni o. Bi o se gbe Akinoro.
TRADUÇÃO:
Ogun eu te saúdo. Ogun senhor do universo, lorde dos orixás. Ogun
dono de dois facões. Usou um deles para preparar a horta e o outro para
abrir caminho. No dia em que Ogun vinha da montanha ao invés de roupa,
usou fogo para cobrir-se e vestiu roupa de sangue. Ogun, a divindade do
ferro, orixá poderoso, que se morde inúmeras vezes. Ogun Onire, o
poderoso. O levamos para dentro do rio e ele, com seu facão, partiu as
águas em duas partes iguais. Ogun é o dono dos cães e para ele
sacrificamos. Ogun, senhor da morada da morte, o interior de sua casa é
enfeitado de mariwo. Ogun, senhor do caminho da prosperidade. Ogun, é
mais proveitoso ao homem cultua-lo do que sair para para plantar Ogun.
Apoie-me do mesmo modo que apoiou Akinoro.
SUAS ERVAS
- Eucalípto, umbaúba, comboatá, chapéu de couro, capim limão, cordão
de frade, folhas de manga espada, pé de pinto, vence demanda, abre
caminho, peregum, dandá da costa.
Exu que serve diretamente à este Ogum: Exu Tranca Ruas Almas do Cruzeiro
Por vezes somos seis meses guerreiro e herói.
Por vezes somos seis meses justiceiros e mal compreendidos.
Por vezes somos seis meses alguém que juramos conhecer.
Por vezes somos seis meses alguém que nem sequer sabíamos que éramos.
Por vezes somos Ogum Xoroquê.
Diante das adversidades da vida somos únicos e ao mesmo tempo somos todos.
Compreender quem somos é transformar nosso caminho em vitórias e sucessos.
Construímos a cada dia nossa realidade e a cada momento nossa personalidade.
OGUM-XOROQUE – SÒRÒKÈ
Tradicionalmente, para o Povo Yorùbá, Ògún é simplesmente Ògún. Não
há qualidade para Orixá. Um orixá pode receber vários Títulos, em
decorrência de seus feitos, ou com aquilo com que ele possa estar
relacionado. Para o caso de Ògún ele pode receber vários Títulos como:
Oníré (Senhor da Cidade de Iré), Olóòbe (Senhor da Faca), Aláàda méjì
(Senhor das duas espadas facões), Aláàgbèdè (Senhor da Forja), e muitos
outros, mas Ele Nunca deixa de ser um único Ògún, sempre com o mesmo
caráter. Sempre o elemento irin (ferro mineral), da Natureza, portanto
de axé dudu. Este hábito está na Cultura Yorùbá, que dá vários Títulos
para uma mesma pessoa, pois nesta cultura as pessoas não gostam de
revelar seus verdadeiros nomes, pois crêem que, em posse do verdadeiro
nome de uma pessoa, poderemos ter domínio sobre ela. Assim, em uma
família Yorùbá, poderemos encontrar uma só pessoa com mais de dez
Títulos. Um dado pelo Avô, outro pela Avó, outro pela Mãe, e assim por
diante. Sendo que, o verdadeiro nome desta pessoa, só os de extrema
confiança saberão.
Bom, mas estamos aqui para falar algo sobre Xoroquê. Ogum Xoroquê é
uma criação dos Cultos Afro-Brasileiros do Candomblé (gêge mesclado ao
Nagô Yorùbá), e Umbanda. Não é de Raiz puramente Yorùbá. (note a grafia
Ogum Xoroquê) No idioma Yorùbá NÃO EXISTEM AS LETRAS “X e Q”, mas com o
“SOM ” delas temos o “S” e o “K” Muitas ìtòn (lendas), Yorùbá de Ògún
contam realizações e feitos que esta divindade exerceu no alto de
montanhas. Daí o Título Xorókè. Como também pode significar “Pessoa que
está em um lugar alto” Um TÍTULO para o mesmo Ògún de sempre, um grande
Ode que gostaria de receber suas oferendas no topo da Montanha. Porém,
os cultos afro-brasileiros, fizeram de Ogum Xoroquê uma outra divindade
“Meio Ogum Meio Exu”, tratado como uma das muitas divindades
“meta-meta”, tendo este termo o significado de “metade-metade”. Em
Yorùbá “méta-méta” quer dizer “de três em três” pois “meta” é o numero
três. A Xoroquê é dado enorme valor, visto o potencial de realização que
Exu e Ogum possuem nestes Cultos e, este potencial, das duas
divindades, estariam somados nesta “qualidade”, de Ogum, o Xoroquê. Um
grande potencial de realização para as oferendas, um potencial muito
grande para “quebrar demandas”, um poder de vingança enorme, e muitos
outros valores a mais, tudo isso estaria onde o filho de Xoroquê
colocasse suas mãos. Portanto, esta crença faz com que todos venham a
desejar ter um filho de Xoroquê em suas Casa de Santo.
Mas reafirmo, a Cultura Yorùbá não tem uma divindade com duplo
caráter, não digo em tom pejorativo, mas porque Exu tem seu próprio
caráter, e Ògún o dele, e não há divindade que some duas personalidades.
Ou seja, Exu é do elemento inón (fogo), de axé pupa, mas só ele pode
somar os três axé funfun, dudu, pupa, outra divindade não pode somar
axé, ou ter mais que um. Observe a Importância de Exu.
Diga sempre estas frases para Ògún, pois o agrada muito, e principal, ELAS SÃO A PURA EXPRESSÃO DA VERDADE:
Bi omodé bá da ilè, (Uma pessoa pode traír tudo na Terra), Kí o má se da Ògún. (Só não deve traír Ògún).
Ogum tinha muita afinidade por Exu seu irmão mais velho. Aventureiros
os 2 sempre andavam juntos Ogum dono dos caminhos e Exu as
encruzilhadas Ogum e Exu também tinham fundamentos com os minérios (esse
domínio também e descrito em Cuba), Ogum era um jovem guerreiro. Uma
vez ao voltar de uma caçada não encontrou vinho de palma (ele devia
estar com muita sede), e zangou-se de tal maneira que irado subiu a um
monte ou montanha e Xoroquê (gritou Ferozmente ou cortou cruelmente do
alto da montanha ou monte), cobrindo-se de sangue e fogo e vestiu-se
somente com o mariwo, esse Ogum furioso chamado agora de Xoroquê, foi
para longe para outros reinos, para as terras dos Ibos, para o Daomé,
ate para o lado dos Ashantis, sempre furioso, Guerreando, lutando,
invadindo e conquistando. Com um comportamento raivoso que muitos
chegaram a pensar tratar-se de Exu zangado por não ter recebido suas
oferendas ou que ele tivesse se transformado num Exu (talvez seja por
isso que chegue a ser tratado como sendo metade exu por muitos do
candomblé). Antes que ele chegasse a Ire, um Oluwo que vivia lá
recomendou aos habitantes que oferecessem a Xoroquê, um Aja (cachorro),
Exu (inhame), e muito vinho de palma, também recomendou que, com o corpo
prostrado ao chão, em sinal de respeito recitassem o seus orikis, e
tocadores tocassem em seu louvor. Sendo assim todos fizeram o que lhes
havia sido recomendado só que o Rei não seguiu os conselho, e quando
xoroquê chegou foi logo matando o Rei, e antes que ele matasse a
população Eles fizeram o recomendado e acalmaram Xoroquê, que se acalmou
e se proclamou Rei de Ire sendo assim toda vez que xoroquê se zanga ele
sai para o mundo para guerrear e descontar sua ira chegando ate a ser
considerado um Exu e quando retorna a Ire volta a sua característica de
Ogum guerreiro e vitorioso Rei de Ire. Agora a cantiga (vou escrever
apenas como se pronuncia no português e a sua tradução), “Akoro ba agada
e ogum ba agada e mariwo ogum meji, Ogum Xeroque, Ogunjab Ogum ba agada
e Ogum ba agada” (O senhor do akoro protege derrubando o inimigo, Ogum
protege abatendo seu adversário com um golpe e veste mariwo ogum meji,
Ogum xeroque, Ogunja Ogum protege abatendo seu inimigo com um golpe).
Algumas alterações no Idioma Yorùbá transcrito na mensagem anterior, podem ser efetuados, melhorando um pouco:
Ogum usa dois (em referencia a Ele ser Aláàda Méjì Sr. dos dois
facões), Ògún Xorókè, Ògún grita do alto da montanha Ògúnjá Ògún
guerreia (luta). Ogum usa dois (em referencia a Ele ser Aláàda Méjì Sr.
dos dois facões), Ògún Xorókè, Ògún grita do alto da montanha Ògúnjá
Ògún guerreia (luta).
Oração de Ogum Xoroquê
Pai que minhas palavras e pensamentos cheguem até Vós em forma
de prece, e que sejam ouvidas. Que esta prece corra todo o universo e
que chegue até aos necessitados em forma de conforto para as suas dores.
Que corra os quatro canto da Terra e chegue aos ouvidos dos meus
inimigos em forma de brado ou advertência de um filho de Ogum Xoroquê
que sou e nada temo, pois eu sei que a covardia não muda o destino.
Ogum, padroeiro dos agricultores e lavradores, fazei com que minhas
ações sejam férteis como o trigo que cresce e alimenta a humanidade,
para que todos saibam que sou teu filho(a).
Ogum, Senhor da estradas, fazei de mim um verdadeiro andarilho, e que
eu seja sempre um fiel escudeiro do teu exército, e que nas minhas
caminhadas só hajam vitórias. E, mesmo quando aparentemente
derrotado(a), eu seja vitorioso(a), pois nós os Vossos filhos não
conhecemos a derrota, porque sendo o Senhor o Deus da guerra, nós,
Vossos filhos só conhecemos a luta, como esta que travo agora, embora
sabendo que é só o começo, mas tendo o Senhor como meu Pai, minha
vitória será mais do que certa.
Ogum, meu grande Pai e protetor, fazei com que meu dia de amanhã seja
tão bom como o de hoje. Que minhas estradas sejam sempre abertas. Que
no meu jardim só hajam flores e que meus pensamentos sejam sempre bons, e
que aqueles que me procuram sempre consigam o remédio para seus males.
Ogum, vencedor de demandas, que todos que cruzarem minha estrada, que
o façam com o propósito de engrandecer mais ainda a ordem dos
cavaleiros de Ogum.
Pai, dai luz aos meus inimigos, pois se eles me perseguem, é porque
vivem nas trevas e, na realidade perseguem a luz que Vós me destes.
Senhor, me livre das pragas, das doenças, das pestes, dos olhos
grandes, da inveja e da vaidade que só levam à destruição. E que todos
que ouvirem, lerem, e também que tiverem esta prece, estejam livres das
maldades do mundo e da vida.
Ogum, que eu sempre possa dizer aqueles que me pedem sua benção: Meu Pai te abençoe!
Personalidade dos filhos de Ogum Xoroquê
Algumas das características físicas e psíquicas dos filhos de Ogum, tanto de homens, como mulheres
Não é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento
extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a
obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e
com o sexo oposto. São conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo
lugar, gostando de temas e assuntos novos, conseqüentemente apaixonados
por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija
rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo. São
apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e
resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta;
a coragem é muito grande.
Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são
muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com
raras exceções. São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com
demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem
seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa
até realmente encontrarem seu grande amor.
São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competição.
Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão,
mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e idéias.
Arrependem-se quando vêem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas
idéias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas.Aspessoas de
Ogum são práticas e inquietas, nunca “falam por trás” de alguém, não
gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.
Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e
rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado. Entretanto,
como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o
crescimento vai se libertando e acomodando-se às suas necessidades.
Quando os filhos de Ogum conseguem equilibrar seu gênio impulsivo com
sua garra, a vida lhe fica bem mais fácil. Se ele conseguisse esperar ao
menos 24 hs. para decidir, evitaria muitos revezes, muito embora, por
mais incrível que pareça, são calculistas e estrategistas. Contar até 10
antes de deixar explodir sua zanga, também lhe evitaria muitos
remorsos. Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é
que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um Vencedor.
A sua impaciência é marcante. Tem decisões precipitadas. Inicia tudo
sem se preocupar como vai terminar e nem quando. Está sempre em busca do
considerado o impossível. Ama o desafio. Não recusa luta e quanto maior
o obstáculo mais desperta a garra para ultrapassá-lo. Como os soldados
que conquistavam cidades e depois a largavam para seguir em novas
conquistas, os filhos de Ogum perseguem tenazmente um objetivo: quando o
atinge, imediatamente o larga e parte em procura de outro. É insaciável
em suas próprias conquistas.
Não admite a injustiça e costuma proteger os mais fracos, assumindo
integralmente a situação daquele que quer proteger. Sabe mandar sem
nenhum constrangimento e ao mesmo tempo sabe ser mandado, desde que não
seja desrespeitado. Adapta-se facilmente em qualquer lugar. Come para
viver, não fazendo questão da qualidade ou paladar da comida. Por ser
Ogum o Orixá do Ferro e do Fogo seu filho gosta muito de armas, facas,
espadas e das coisas feitas em ferro ou latão. É franco, muitas vezes
até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas.
Não admite a fraqueza e a falta de garra.
Têm um grave conceito de honra, sendo incapazes de perdoar as ofensas
sérias de que são vítimas. São desgarrados materialmente de qualquer
coisa, pessoas curiosas e resistentes, tendo grande capacidade de se
concentrar num objetivo a ser conquistado, persistentes, extraordinária
coragem, franqueza absoluta chegando à arrogância. Quando não estão
presos a acessos de raiva, são grandes amigos e companheiros para todas
as horas.
É pessoa de tipo esguio e procura sempre manter-se bem fisicamente.
Adora o esporte e está sempre agitado e em movimento, tendem a ser
musculosos e atléticos, principalmente na juventude, tendo grande
energia nervosa que necessita se expandir, não se pode acumular.
Ogum
é um poderoso Orixá, dono do ferro e do fogo. Ele é um guerreiro,um
lutador que defende a lei e a ordem. Este Orixá abre os caminhos e vence
as lutas, agindo pelo instinto para defender e proteger os mais fracos.
Todas as lutas, as conquistas, as vitórias são presididas por Ogum.
Ele é a lei divina em ação, que pune e premia, mas não gosta de ser
invocado em vão. É fácil invocar Ogum, mas controlar as suas ações é
impossível.
O dia da semana consagrado a Ogum é a terça-feira, que coincide com o
dia dedicado pelos romanos a Marte, o deus da guerra. Sempre ligado à
força e ao poder, ele é o dirigente que não quer ter suas ordens
desobedecidas. Ogum pode ser associado ao arcano IV do Taro: o
Imperador; como esse arcano ele encarna a vontade firme aliada a força
de execução, as energias fluindo para uma realização material. Ele
protege seus domínios de forma consciente, seguro do poder que
representa. Enfocado como arquétipo, Ogum contém elementos fortes e
consistentes que o mantém como uma figura viva e atuante na esfera
psíquica do homem.
O Físico e o Temperamento
O filho e a filha de Ogum são geralmente magros e altos (pode haver
exceções). Apesar de ser um pouco tímido e discreto quase nunca passa
despercebido.
O temperamento reflete o vigor físico do filho de Ogum: ele está
sempre em atividade, é determinado e criador. O espírito de competição é
evidente e a impaciência e as frustrações ao perder criam mais
incentivo para ele seguir em frente.
Ele não reflete sobre os riscos de uma ação, pois é impetuoso e impulsivo e está sempre travando batalhas.
Sem o impulso e a coragem de Ogum a humanidade demoraria muito para
alcançar o progresso; é ele o desbravador, aquele que abre o caminho
para quem vem atrás. Moisés é uma personalidade típica de Ogum: a sua
ira ao quebrar as tábuas da lei divina, a coragem para dirigir seu povo
numa viagem para o desconhecido, o poder a ele atribuído de abrir
caminhos são atributos de um homem de Ogum.
Como todo homem possui seus defeitos o filho de Ogum considera apenas
o seu próprio ponto de vista, seguir metas que lhe são importantes sem
considerar todos os que direta ou indiretamente estão envolvidos com
ele.
Os desafios aguçam o espírito combativo de Ogum e o modo dele
utilizar a sua força pode parecer, aos olhos de quem não o compreende
bem, altivez e arrogância.
Qualquer forma de limite representa uma prisão para uma pessoa regida
por Ogum. Ele precisa se enxergar livre para ir e vir á sua vontade,
não consegue expandir sua alegria, força e energia em um ambiente
restritivo e sempre igual. A novidade serve de estímulo à ação.
Com capacidade de liderar e coragem suficiente para enfrentar
qualquer missão, consegue reunir a sua volta pessoas que colaboram com
ele por prazer sentindo-se revitalizadas pelas qualidades magnéticas e
energéticas dessa personalidade tão forte.
Sem aceitar palpites no que faz , ele é franco e rude ao impor a sua
vontade aos seus subordinados. É capaz de castigar prontamente qualquer
falha , mas seu perdão vem depressa e logo pede desculpas quando se
excede no seu comportamento.
Gosta da verdade acima de tudo, nunca fala por trás de alguém, suas críticas são abertas, pois detesta dissimulação.
Amor e Casamento
Quem consegue cativar e manter junto a si um filho de Ogum tem o
privilégio de saber que jamais será enganado. Nunca ouvirá desculpas
esfarrapadas para explicar onde ele esteve ou o que fez. O filho de Ogum
não mente, ele diz a verdade espera ser acreditado, qualquer duvida irá
ofendê-lo.
Quando um filho de Ogum encontra uma pessoa de temperamento cordato,
porém que possua opiniões fortes e próprias ele fica feliz. Se essa
pessoa souber se manter equilibrada na difícil corda bamba que é agradar
sem ceder, ela conseguirá manter o relacionamento vivo.O filho de Ogum
não gosta de pessoas sem idéias próprias, vai querer para companheiro(a)
alguém que as possua em quantidade, mas que também saiba expô-las de
modo especial.
Saúde
A saúde de um filho de Ogum é boa, ele é resistente e sua
constituição forte evita as doenças. Os seus pontos fracos são as
articulações, as dores de cabeça, as febres fortes.
Quando está doente o filho de Ogum não quer ficar em repouso, é muito
trabalhoso convencê-lo a descansar e dar tempo ao seu corpo para se
recuperar. Só fica na cama quando está verdadeiramente mal, aí então
fala pouco e fica nervoso com a obrigação de parar para se refazer.
Seus problemas de saúde são mais para o tipo violento e repentino do que para doenças crônicas e demoradas.
As doenças nervosas como úlceras, esgotamentos e depressão são menos
comuns, mas podem atingi-lo se ele cometer excessos de trabalho ou for
mal sucedido em seus empreendimentos.
O Homem de Ogum
Ele é confiante ,entusiasmado, generoso,solidário, enérgico, ousado,
ativo em seu lado positivo e pode também ser intolerante, violento,
impulsivo, obstinado, egoísta e exigente em seu lado negativo.
Como seu orixá protetor, o filho de Ogum é um guerreiro também nos
assuntos do coração. Passional, sempre empenhado em manter o jogo da
conquista, é um amante completo. Ativíssimo sexualmente, superprotetor
com a pessoa amada, interessado em satisfazer-lhe as vontades, o
companheiro de Ogum garante à sua parceira uma vida feliz em todos os
sentidos. Por isso mesmo é um homem muito cobiçado pelas mulheres. E
como sente necessidade de viver em permanente estado de paixão, torna-se
presa fácil as aventuras amorosas. Isso gera grandes conflitos internos
nele e na pessoa amada.
AFINIDADES
Com mulheres de Oxum, Yansã, Nanan, e Yemanjá
A mulher de Ogum
Elas são sinceras, encantadoras, vigorosas, corajosas,
entusiasmadas, românticas que são qualidades que excedem seu lado
negativo já que ela também pode ser mandona, irritada e impulsiva.
A protegida de Ogum é uma mulher que reúne as características
femininas e masculinas. Bonita e sensual por fora, ela pensa com cabeça
de homem. Justamente por ser assim, expôe-se mais que as outras mulheres
e destaca-se em qualquer lugar. Também é esse seu lado masculino muito
forte que a faz prezar a sua liberdade e independência acima de tudo,
com reflexos na vida afetiva. É a mulher de Ogum quem conquista o homem e
é ela também que o dispensa quando não o quer mais. Essa característica
faz dela uma mulher difícil para parceiros machistas. Mas conquista-la
não é uma tarefa difícil e sim mantê-la sob domínio. Ela precisa de um
companheiro por quem tenha grande admiração ou do qual dependa de alguma
forma. E esse homem, por sua vez deverá aprender a conviver com muitas
cenas de ciúme.
AFINIDADES
Com homens de Yansã, Exú, Oxunmaré, Nanan e Yemanjá
Mojúbà Ògún abàgáàn méje olóde, Oníìre, Ògún alagbede, onirá, adìolá’ fin, Ògún dé, Ògún ye!
(Yo respeto a Ogun , aquel que tiene siete partes idénticas en las
afueras , Rey de Ire, Ogun el herrero, tú eres sigiloso, guardián de la
riqueza del palacio, llegue Ogun, salve Ogun!)
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